Nosso primeiro destino internacional foi Kourou, na Guiana Francesa, onde passamos o natal com os amigos do veleiro Pura Vida. Ficamos bastante tempo ali, pois como era época de festas de fim de ano não nos animamos de passar essas datas festivas navegando. Abaixo está o vídeo da travessia..
A entrada no canal é longa (6 milhas) e ancoragem no rio foi tensa devido à forte correnteza. Garramos muitas vezes, inclusive na noite de natal o Carapitanga nos presenteou com uma batida em cheio no Pura Vida (esse episódio foi trágico e prefiro nem comentar muito hehheh), mas apesar destas complicacoes a ancoragem até que foi boa pois o barco quase nao balançava, o que facilitou nossa estadia ali.
A impressão que tivemos de Kourou é que um dia ela já foi uma cidade bem estruturada, mas que atualmente está um pouco abandonada. Apesar de ter uma infra estrutura legal (espaços para lazer) não há turismo no local e nos pareceu pouco utilizado pelos próprios moradores. De acordo com alguns locais, há uns cinco anos atrás a situação era bem diferente, pois a cidade tinha bastante mais atividade turística…
A cidade possui poucos restaurantes, sendo a maioria de comida chinesa. Encontramos somente um que serve comida crioula, que por sinal era de boa qualidade.
Um fato interessante é que as ruas estavam sempre desertas durante o dia, pessoas só saiam de casa depois das 17 horas, imaginamos que deve ser pelo clima, o sol ali castiga!
Não foi um lugar onde aproveitamos a praia pois a água é bem escura, parecida com a água do rio em que estávamos ancorados, o que não era convidativo para um mergulho.
Pra falar a verdade nossa alegria se resumia em ir ao supermercado, o “Super U” :D. Comemos muitos queijos, baguetes, chocolate Lindt, tomamos muitos vinhos, cervejas, enfim, tiramos a barriga da miséria! Principalmente os produtos franceses tinham um bom preço. O oposto era o preço das frutas e legumes. Super caro!!! Tudo bem, a gente nem tava triste em se entupir de queijo brie 😀
Frequentamos diariamente o Bar Des Sports, que tinha umas cervejas bem gostosas, oferecia internet e os atendentes do bar são bem bacana. Se passar por Kourou vale a pena ir até lá 😉
A língua oficial é francês, mas tem bastante gente que fala o Português. Há muitos brasileiros por lá e como consequência, muitos locais aprendem o Português. Isto facilitou muito a nossa comunicação, pois não sabemos quase nada de Frances e o Inglês não era muito popular por lá!
Poucos dias antes do reveillón os amigos Mari e André do veleiro Argos chegaram! Foi uma festa, pois não estávamos esperando. Decidimos então passar a virada do ano nas Ilhas Du Salut, que fica à umas 10 milhas de Kourou.
As Ilhas Du Salut nos encantou! Ali foi gravado o filme Papillon. O lugar tem muitos, animais, coqueiros, trilhas, enfim, natureza pura!!!
A ancoragem não foi das melhores pois o barco balançava demais, mas mesmo assim nossa virada de ano foi uma delícia! Fizemos a festa no Pura Vida, e o espirito geral da galera era de gratidão, o que não poderia ser diferente afinal estávamos ali realizando nossos sonhos…
No dia 01/01/16 seguimos viagem rumo à Grenada.
O que Kourou representou pra gente: Foi uma parada pra descansar após cinco dias tensos de navegação (pra quem não viu segue o link Pirataria no Norte do Brasil do problema que tivemos nessa travessia), reabastecer o barco de comida de ótima qualidade, e também conhecer um país que embora faça fronteira com o nosso tem uma cultura significativamente diferente da nossa.
Gente, não conseguimos carregar muitas fotos dessa vez, mas no próximo post a gente compensa 😉
Beijos!!



